Por que preciso de um planejamento de marketing digital?

Com o início do novo ano, estabelecer um plano para as ações da sua empresa precisa estar no topo da lista das prioridades. A partir disso, você terá uma base para pensar nas campanhas ao longo dos meses e para traçar objetivos mais claros e certeiros, trazendo resultados mais significativos e rentáveis.

Para que uma empresa consiga crescer, a equipe de marketing precisa estar em sintonia com o que está acontecendo no mercado. Conhecer o seu público, o que ele deseja e a forma como busca esse desejo dentro do mundo online representam um início sólido para o planejamento. Esse conhecimento irá guiá-los no restante do processo e pode ser definido como o primeiro passo a ser efetuado dentro do marketing digital. Nessa etapa são elaborados o público- alvo e as personas da marca ou da empresa.

Depois disso, reúna toda a equipe e pensem em conjunto quais são os objetivos e metas do ano. Você quer ser reconhecido no mercado? Conquistar novos clientes ou seguidores? Fidelizar os clientes que já possui? As possibilidades são muitas, mas lembre-se: não trace metas gigantescas. Procure focar em uma grande e significativa e descreva detalhadamente os passos para chegar até lá e quais medidas precisam ser tomadas primeiro. Uma ferramenta muito útil nessa etapa é a análise SWOT, pois ela lhe dará uma ideia muito abrangente das possibilidades dentro da empresa e do mercado.

Coloque essas medidas em ação e monitore-as sempre. Estão funcionando? Estão nos direcionando para o nosso objetivo principal? Se a resposta for positiva, continue com essas ações e conheça ainda mais o seu público. Se os números mostrarem um resultado contrário ao esperado, pesquise um pouco mais sobre quem você está atingindo, se a ferramenta utilizada é a favorita do seu público e se o conteúdo é relevante. Um erro muito comum é a escolha errada da rede social. Se o seu público possuir uma faixa etária mais velha ou uma renda mais elevada, o conteúdo que ele irá buscar pode não estar no Twitter, mas no LinkedIn, por exemplo.

Essas etapas fazem parte do planejamento de marketing digital. Tudo precisa estar muito bem estabelecido e visualmente exposto para que toda a equipe tenha acesso e saiba em qual direção deve caminhar. Alcançar objetivos e fazer a empresa crescer não são tarefas simples. Mas, se bem pensadas, trarão não apenas divulgação, mas resultados. Comece o ano com esse procedimento e perceba como a organização será a sua melhor aliada nessa jornada, tanto no universo online como no off-line.

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