Desde a explosão das redes sociais e das mídias online na última década, muitas empresas se viram em uma rua sem saída: como entrar para o digital e conseguir realizar um trabalho bacana na internet? Pode parecer algo simples fazer essa migração do off-line para o online, porém, muitas vezes, alguns elementos que fazem toda a diferença são deixados de lado e dificultam a obtenção do sucesso desejado. Quer saber quais são? Já pode pegar um papel e uma caneta para verificar se sua empresa está preparada e o que ainda precisa ser melhorado.
• Definição do Público – alvo e personas
Quem são as pessoas que te acompanham no mundo digital? Saber com quem você está falando, para quem está escrevendo e quais são os interesses dessas pessoas é uma excelente forma de conseguir um resultado mais assertivo. Outra opção para você se aprofundar ainda mais é a formulação de personas. Elas possuem todos os detalhes da sua audiência, como a renda, os desejos, medos e o que desejam encontrar na internet. Para conseguir essas informações você irá precisar pesquisar. Os formulários do Google são uma ótima opção. Que tal oferecer algo em troca para quem responder as perguntas? Troque as informações das pessoas por um desconto em uma próxima compra.
• Identidade visual
A forma como as suas redes estão organizadas faz muita diferença para a maioria das pessoas. Seguir uma linha de raciocínio com cores, fontes, tipos de imagem e tom de voz nos textos é fundamental para gerar engajamento e identificação por parte da sua audiência. Uma boa ideia é procurar inspirações em sites da internet, mas nada de copiar, crie a sua identidade.
• Escolha de canais
Quando o assunto é público, no marketing temos duas opções principais: B2C (Business to Consumer) ou B2B (Business to business). Saber qual desses públicos a sua empresa atende é fundamental para definir em quais canais você precisa estar. Se o seu negócio é voltado para o consumidor final, no caso B2C, as redes sociais como Facebook e Instagram são as melhores escolhas. Já se o seu público são empresas, nesse caso B2B, que tal buscar alguns clientes em outras redes, como o LinkedIn? Não esqueça de sempre adequar o conteúdo para cada canal, o que você publica no Facebook pode não interessar o público do LinkedIn. Além disso, o engajamento nas redes pode mudar bastante, estude os dados e escolha os melhores horários e as melhores pautas.
• Uso de ADS
Qual o tamanho da sua audiência e o que você quer dela? Assim como tudo no marketing, o uso ou não dos anúncios pagos depende de uma série de fatores. Se você precisa alcançar um grande público de forma rápida e eficiente, como é o caso de alguns restaurantes e bares por exemplo, os anúncios pagos são a chave para o sucesso. Agora, se você busca um público que consuma o seu conteúdo, como cursos online ou consultorias, o ideal, antes de qualquer coisa, é produzir material que mostre a sua autoridade no assunto para aí começar a investir em ADS e conquistar a sua audiência, fidelizando- a.
O Marketing Digital é um assunto que está em constante mudança. Por isso, se você deseja administrar a sua empresa no universo online busque sempre se atualizar. Se você ficou com dúvidas ou não sabe por onde começar, as agências são excelentes opções, pois possuem toda a estrutura e o conhecimento para alavancar as suas vendas e o seu crescimento na internet.
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